Vídeos Corporativos: Conheça Mais Sobre Essa Tendência!
- Nathalia Santana
- 4 de out. de 2022
- 6 min de leitura
Aprender a engajar o seu público é um grande desafio para empresas de qualquer segmento. Ainda assim, dar esse passo é essencial para conseguir se conectar com os clientes em potencial, e por isso, cada vez mais pessoas estão investindo nos vídeos corporativos.
Essa é uma tendência que ganhou muita força nos últimos anos, mas nem todo mundo conhece a fundo como ela funciona ou os benefícios que pode proporcionar para a sua realidade profissional. Justamente para te ajudar com isso, preparamos esse conteúdo hoje!
Nesse artigo, vamos explicar mais sobre o que são os vídeos corporativos, quais são as vantagens dessa tendência e até dar dicas valiosas de como começar a produzir os seus. Para ficar por dentro de tudo isso, é só continuar a leitura!

(Crédito da Imagem: Imagem própria da FuzeFilmes)
O que são os vídeos corporativos?
Para quem não conhece muito sobre esse segmento, muitas dúvidas podem aparecer, como acabar achando que vídeos corporativos são a mesma coisa que vídeos publicitários, por exemplo. A verdade, porém, é que as duas coisas são bem diferentes entre si e servem para propósitos diversos também.
A principal característica de um vídeo corporativo é que ele serve para apresentar trabalhos já realizados pela empresa, e assim, mostram para o público o potencial do negócio e quais são seus principais diferenciais, para se distinguir da concorrência.
Por mais que, em sua essência, os vídeos corporativos busquem atingir o público externo, nada impede que eles sejam voltados para os próprios colaboradores que integram a equipe da empresa, para motivar e aumentar a sinestesia entre o time.
Também é importante ressaltar que existem diferentes formas de fazer um vídeo corporativo, não sendo um modelo engessado para se seguir. Alguns exemplos de conteúdo que funcionam como os principais vídeos corporativos para empresas, são:
● Vídeos tutoriais;
● Webinários;
● Vídeos institucionais;
● Vídeos de FAQ (perguntas frequentes;
● Lives;
● E diversos outros!
Se você já conferiu nosso artigo sobre como os vídeos podem te ajudar com a retenção de clientes, já deve ter percebido que muitas das modalidades dos vídeos corporativos entram nesse escopo!
Mas a fidelização de clientes não é o único benefício que esses vídeos para empresas podem oferecer. Antes de falar mais sobre isso, vamos explicar a seguir uma importante diferenciação entre vídeos institucionais e os vídeos corporativos!
Qual a diferença entre vídeo institucional e vídeo corporativo?
Se você está pensando em implantar vídeos para sua empresa, é importante saber que existem diferentes tipos de conteúdos audiovisuais nos quais você pode investir.
Os vídeos institucionais podem acabar se confundindo com os vídeos corporativos, então, vamos entender mais sobre o que diferencia um do outro a seguir!
1. Vídeo Institucional
Os vídeos institucionais são usados para contar a história da empresa. Eles são usados quando os gestores querem apresentar seu negócio efetivamente, seja para o público externo ou para o time de colaboradores que já existe na companhia mesmo.
Dessa forma, esses tipos de vídeo funcionam para expôr qual é a missão da empresa e dar um geral sobre como ela foi construída. Eles são ótimos para serem usados em feiras corporativas ou coisas do tipo, pois funcionam de forma efetiva para introduzir a história da companhia e compartilhar valores pelos quais ela se guia.
2. Vídeo Corporativo
O principal elemento que diferencia os vídeos corporativos dos vídeos institucionais é que esses materiais são utilizados para divulgar os trabalhos em si que já foram realizados pela companhia. Por meio dos vídeos corporativos, é feita uma divulgação dos serviços e produtos do negócio.
Os materiais de cunho corporativo são os mais indicados para quem está buscando aprimorar seu engajamento e a conexão com seu público, já que as dinâmicas desses vídeos são perfeitas para estabelecer esse tipo de comunicação entre empresa e consumidor.
Como os vídeos corporativos podem ajudar no crescimento dos negócios?
Agora que você já sabe o que é um vídeo corporativo, é importante saber também os benefícios que esse tipo de material pode proporcionar para a sua empresa. Confira as principais vantagens dos vídeos corporativos a seguir!
1. Geram um conteúdo fácil de ser consumido
O mundo dos negócios está sempre em constante evolução, e por isso, é importante se adaptar. Cada vez mais o público está prezando por conteúdos que sejam de fácil consumo, e assim, não demandem muito trabalho para serem aproveitados.
Essa é justamente a proposta dos vídeos corporativos: apresentar as realizações da sua empresa de maneira facilitada, para que seja muito indutivo para as pessoas que vão receber esses materiais de se abrirem o que você está tentando comunicar para elas!
2. Os vídeos corporativos são ótimos para o mobile
Outro elemento essencial atualmente para tornar um conteúdo realmente proveitoso, é que ele consiga se adequar bem para as especificações do mobile. Pode acabar sendo incômodo ler textos longos pela tela do celular, mas isso não acontece com os vídeos!
Por sua vez, esses materiais audiovisuais não enfrentam qualquer barreira na hora de serem reproduzidos pelos aparelhos celulares ou tablets. Dessa forma, é muito mais prático apresentar para seu público as realizações da sua empresa por meio de um vídeo corporativo, por ser fácil deles conferirem esse material em qualquer hora e em qualquer lugar.
3. É uma maneira eficaz de se conectar mais com seu público
Como já falamos no início deste artigo, um dos maiores desafios para as empresas é conseguir se conectar com seu público. É necessário pensar em maneiras práticas de aproximar as pessoas que te acompanham de você, para que assim, seja estabelecida uma relação.
Permitir que eles conheçam mais sobre as realizações da sua companhia e os valores pelos quais vocês se guiam é uma forma muito pertinente de fazer com que eles se sintam mais próximos de você, e para isso, vídeos corporativos para empresas são ótimos recursos para serem utilizados.
4. Eleva o nível do seu marketing digital
O marketing digital é uma das bases mais importantes para quem quer alavancar seus negócios e posicionar bem a sua marca. Assim, é fundamental evoluir juntamente às tendências dele, para se manter atualizado e relevante em meio ao seu segmento.
Vídeos são um dos recursos mais utilizados e consumidos atualmente, e não é novidade que os vídeos para empresa sigam essa mesma crescente. Para se destacar no seu nicho e posicionar-se como uma referência na área, vídeos corporativos são sempre um ótimo investimento!
5. Contribui para construir a identidade da empresa
Contar com uma identidade bem demarcada e reconhecível é a maneira mais efetiva de se tornar referência, independente de qual seja o seu nicho de atuação.
Para isso, cada vez mais companhias estão investindo em vídeos para empresa, que são ótimos para ajudar a atingir esse objetivo, já que ajudam a determinar sua linguagem e a forma como a empresa se comunica com seu público.
Como fazer um vídeo corporativo para sua empresa?
Depois de ter conferido todos os pontos positivos que um vídeo corporativo pode proporcionar para o seu negócio, temos certeza que bateu aquela vontade de investir nessa novidade, não é?
Para começar a pensar em um vídeo para sua empresa, existem algumas dicas importantes que podem te ajudar! Confira a seguir:
CONHEÇA O SEU PÚBLICO: estabelecer a persona de quem te acompanha é essencial para saber a maneira ideal de se comunicar com eles, para que assim, o processo de elaboração de roteiro seja personalizado;
SAIBA O QUE VOCÊ QUER TRANSMITIR: é importante saber que tipo de mensagem você quer passar, já que os vídeos corporativos podem ter diferentes objetivos, sendo mais emocionais, mais sérios, mais descontraídos; enfim! São diversas as emoções que eles podem carregar;
RESSALTE SEUS DIFERENCIAIS: a peça chave para se destacar com esse tipo de material é investir nos seus diferenciais, para que você possa demonstrar para seu público as principais coisas que tornam sua empresa única no seu segmento;
PROCURE UMA PRODUTORA DE VÍDEOS DE CONFIANÇA: para que todo esse processo seja facilitado e dinâmico, é importante procurar uma produtora de vídeos que possa te ajudar em cada etapa desse desenvolvimento, e assim, contribua com o crescimento da sua marca e dos seus negócios.

(Crédito da Imagem: Imagem própria da FuzeFilmes)
Não erre na hora de escolher uma produtora de vídeos: Conheça a Fuze Filmes!
Com esse artigo, você aprendeu sobre os grandes diferenciais que um vídeo corporativo pode proporcionar ao seu negócio. Para que você consiga usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo mundo do audiovisual, é importante contar com uma produtora de vídeos que possa te auxiliar com todo esse processo.
Se preza por um atendimento personalizado e quer parceria com uma empresa que tem os clientes como principal prioridade, te convidamos a conhecer a Fuze Filmes! Somos uma produtora de vídeos que está no mercado desde 2017, produzindo todo tipo de material audiovisual que você e sua empresa podem precisar.
Não deixe de conferir o nosso portfólio para conhecer mais sobre o nosso trabalho! Estamos aqui para conectar pessoas com as suas marcas, e se você compartilha da vontade de contar sua história por meio do audiovisual, entre em contato conosco para fazer um orçamento.
Comments